365 dias de Londres, viagens, avós, Saramago, ópera, Alemanha, novos amigos, despedidas de solteira, blogues, bandas sonoras, Porto, fotografias, brunch, eneagrama. Londres, outra vez, e sempre. Livros, catequese, desafios, decisões, família, partidas, saudades, sonhos, aventuras e India.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Livros
"Porquê oferecer livros? Porque caixas de chocolate não mudam a vida de ninguém."
... apesar de tornarem os dias mais doces.
Li esta frase em qualquer lado esta semana. E fiquei a pensar que um livro é o único presente que podemos sempre voltar a abrir ;)
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Em tempo
Caros leitores,
devemos uma explicação: o último post não é da minha autoria.
Não foi um erro, nem engano, nem mistério. Só uma brincadeira proposta por um outro blogger que, em nome da ciência (segundo disse e no qual acreditámos!), me propôs que trocassemos de pápeis publicando, sem nos identificarmos, um post no blog um do outro, para ver se alguém se apercebia desta troca. E certo é que o post publicado teve direito a um comentário.
Este blog distrai e entretém. E se fizer alguém sorrir enquanto o lê ainda melhor. Por isso esta brincadeira coube aqui!
O meu post "falso" no blog do P., a 17 de Dezembro, pode ser lido aqui e a sua explicação imediatamente a seguir. Cá entre nós, se prestarem atenção, acho que não me saí nada mal ;)
Neste Yard, agradecemos a compreensão e prometemos não enganar mais os leitores.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Presentes de Natal
Entre compras de última hora e alguns presentes home made, ando empenhadamente a tratar disto. Com imenso gosto!
(imagem via Oh Happy Day)
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Listas
Gosto de listas.
Listas de compras, que permitem controlar o orçamento.
Listas de convidados, que nos impedem de esquecer de convidar alguém. Listas de tarefas para organizar o tempo.
Listas do que levar de viagem, dos livros que gostava de ler, dos sítios onde gostava de ir, de objectivos para o Ano Novo. E nesta altura, claro, dos presentes de Natal.
Bem sei que para lá da organização, isto se pode tornar um vício. Mas ao saber esta semana que foi lançado um "Livro das Listas", gostei de saber que há para aí outros adeptos disto.
domingo, 12 de dezembro de 2010
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Inspiração
Os mais bonitos, os mais ternos e um exemplo de vida. Fazem hoje 53 anos de casados. Uma vida de partilha e aconchego. Os meus avós são os melhores avós do mundo, quanto mais não seja, porque são os meus.
domingo, 5 de dezembro de 2010
Fado
fado: s. m.1. Destino; sorte; fortuna. 2. Música, dança e canto populares portugueses.
De coimbra, vadio, catiço, corrido, da Mouraria, à desgarrada, existem quase tantas variações de fado como as maneiras de cozinhar bacalhau. Há quem me provoque arrepios na espinha quando o canta e há dias, com hoje, em que o apetece ouvir.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Everyday work
♥ autonomia
♥ receptividade
♥ confiança nas próprias decisões
♥ não precisar de aprovação para avançar
♥ saber esperar
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
The Sound of Music - OST
Chegados a Dezembro, estamos quase quase no Natal. Podia sugerir aqui uma qualquer banda sonora com músicas típicas deste tempo. Em vez disso, pensei em retomar os clássicos, do tempo de Natal, pois claro. Quem nunca passou uma tarde da sua infância em frente à televisão, em vésperas de Natal, a assistir à saga da família Von Trapp levante o braço. E que menina não quis ter um vestido florido feito dos cortinados da sala? Estas são músicas para ouvir e cantar, porque todos sabemos algumas delas de cor. Para os mais esquecidos, a banda sonora pode ser recordada aqui . Não é adorável?
Etiquetas:
Banda sonora
domingo, 28 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
A propósito de raposas
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
- Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exactamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo... Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
in O Principezinho, de Antoine de Saint Exuperry
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
Love - "José e Pilar. Retrato de uma relação"
"José e Pilar" é uma história de amor. A vida de um homem que produziu uma obra de génio, vista por um realizador que o acompanhou durante os últimos quatro anos da sua vida. José Saramago e Pilar del Rio conheceram-se em 1986, quando ela tinha 36 e ele 64 anos. Casaram-se em 1988 e viveram juntos até ao fim dos seus dias. Este filme é sobre como decidiram dedicar a sua vida um ao outro.
No cinema estavam 10 pessoas. Eu ri-me, admirei-me, emocionei-me e saí da sala com uma imensa vontade de me apaixonar. Assim.
No cinema estavam 10 pessoas. Eu ri-me, admirei-me, emocionei-me e saí da sala com uma imensa vontade de me apaixonar. Assim.
sábado, 20 de novembro de 2010
A visitar
Há por esta internet fora muito lixo e muito disparate. A democratização da escrita também é isto. Mas há muito boas ideias e gente talentosa e original. De géneros completamente diferentes, aqui ficam três páginas que acho um exemplo disto mesmo.
O Alfaiate Lisboeta é um blog que começou com um sujeito que decidiu pegar na câmara e fotografar a roupa de quem por alguma razão lhe chamava a atenção pelo charme, pela postura ou pelo estilo. Um blog que se tornou um fenómeno, já fez aparecer o seu autor na televisão, e descobri à pouco tempo, tem uma coluna no jornal OMetro. Mérito do autor, um homem de barba feita que não tem medo de parecer mariquinhas.
A um metro do chão tem como autora a jornalista Inês Teotónio Pereira. Os textos simples e com imensa graça mostram-nos como a visão das crianças torna o mundo tão mais simples.
Dias que voam é uma espécie de um museu virtual. Recortes de jornais, capas de revista, anúncios, receitas, imagens, personagens, paisagens, postais, edifícios... aqui vale tudo, desde que seja do antigamente. Ia-me ter dado um jeitão se existisse na altura em que eu ainda andava na escola.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Há dias e dias
Há dias muito certinhos.
Dias que são uma confusão.
E dias em que ficamos com os cabelos em pé!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Métodos de poupança
Subri, depois de passar noites acordado com dores de dentes, pede autorização para se ausentar a fim de ir de comboio a Alepo, ao dentista. Regressa dois dias depois, a sorrir.
A sua narrativa dos acontecimentos é a seguinte:
"Eu vou ao dentista. Sento-me na cadeira. Mostro-lhe o dente. Sim, diz ele, tem de ser arrancado. Quanto é, digo eu. Vinte francos, diz ele. É absurdo, digo eu e saio da casa. À tarde vou outra vez. Quanto é? Dezoito francos. Digo outra vez absurdo. A dor vai aumentando o tempo todo, mas uma pessoa não pode permitir que a roubem. Volto na manhã seguinte. Quanto é? Dezoito francos ainda. Outra vez ao meio dia. Dezoito francos. Ele julga que a dor me há-de vencer, mas eu continuo a regatear! Por fim, eu venço."
"Ele baixa?"
Subri abana a cabeça.
"Não, ele não baixa, mas eu faço um belo negócio. Muito bem, digo eu. Dezoito francos. Mas por esse preço tem de me arrancar não um dente, mas quatro!"
Subri ri-se com enorme satisfação, mostrando vários espaços sem dentes.
"Mas os outros dentes doíam?"
"Não, claro que não. Mas um dia iam começar a doer. Agora já não podem. Foram arrancados, e pelo preço de um."
in Come, tell me how you live,
de Agatha Christie
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Arriscar
Exactamente um mês depois do aniverário, está encontrado o verbo para os meus 28 anos: arriscar!
Registarei o balanço daqui a um ano.
(imagem de most beautiful darling)
domingo, 7 de novembro de 2010
"Não vá mais longe...
...compre no comércio tradicional!" é o slogan que a Junta de Freguesia de Benfica decidiu criar para dinamizar o comércio tradicional e incentivar os fregueses a comprarem nos estabelecimentos comerciais tradicionais.
Nestes tempos de orçamentos apertados, em que a maior parte das pessoas tem como factor decisivo da compra o preço, é preciso apostar noutras características que nos levem a decidir onde comprar: a qualidade, a proximidade e a simpatia no atendimento são elementos fundamentais para atrair e fidelizar a clientela.
No bairro onde moro, na zona de Benfica, existem imensas lojas de comércio tradicional e muito diversificadas. E a Junta de Freguesia teve a ideia de criar um Cartão Freguês que permite obter decontos nos estabelecimentos comerciais, empresas e instituições de saúde existentes na freguesia que aderirem a esta iniciativa. Para mim, que sempre fui uma fã destas lojas de bairro, parece-me uma ideia bem original, e ainda um incentivo para evitar as abomináveis e sufocantes multidões dos centros comerciais (onde confesso que claro que às vezes também vou...), cada vez mais cheios à medida que nos aproximamos do Natal.
(a fotografia é daqui, mas que podia muito bem ser em Benfica!)
No bairro onde moro, na zona de Benfica, existem imensas lojas de comércio tradicional e muito diversificadas. E a Junta de Freguesia teve a ideia de criar um Cartão Freguês que permite obter decontos nos estabelecimentos comerciais, empresas e instituições de saúde existentes na freguesia que aderirem a esta iniciativa. Para mim, que sempre fui uma fã destas lojas de bairro, parece-me uma ideia bem original, e ainda um incentivo para evitar as abomináveis e sufocantes multidões dos centros comerciais (onde confesso que claro que às vezes também vou...), cada vez mais cheios à medida que nos aproximamos do Natal.
(a fotografia é daqui, mas que podia muito bem ser em Benfica!)
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
FA-BU-LO-SO
Uma voz indescritível e uma espantosa orquestra a acompanhar.
Um artista generoso que me pareceu genuinamente comovido com os aplausos e com o calor do publico que o acolheu.
Um concerto muito acima das minhas expectativas, e por isso, ainda melhor. Um senhor concerto, ontem no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Eat Pray Love - OST
A banda sonora deste mês está nos tops e o filme ainda nos cinemas. Eu vi e registei: uma Julia Roberts que está cada vez mais bonita e magníficas paisagens de Itália, da Índia e de Bali. O argumento, adaptado do livro com o mesmo nome, é sobre uma mulher que depois do divórcio, decide partir pelo mundo à procura de si própria. A banda sonora tem o mérito de juntar numa produção de Hollywood música brasileira, italiana, a Orquestra Filarmónica de Viena e Eddie Vedder. Obrigada à R. pelo empréstimo do CD. Muito bom!
Etiquetas:
Banda sonora
domingo, 31 de outubro de 2010
Como quem diz não me chateies...
"Pelos picos do ouriço!
Pelas barbas da baleia!
Pelas barbatanas do tubarão!
Pela tinta da lula!
Pela carapaça da tartaruga!
Pelas patas do caranguejo!
Pelas guelras da pescada!
Pela gordura do cachalote!
Pelas descargas das enguias!
Pelo rabo da raia!
Pelos bigodes da morça!
Pela dentuça da moura!
Levanta ferro e não me cortes a brisa!"
In História de uma gaivota e do gato
que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda
... com um certo polimento.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
O porquê da Arte
"Se através dos tempos o Homem pensasse apenas na utilidade prática, hoje não seria um homem, seria um parafuso."
Vergílio Ferreira, in Aparição
(imagem de Audrey Hepburn Complex)
terça-feira, 26 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
97
Foi a avó que me ensinou a costurar e me obrigava a desfazer todos os pontos quando, já quase no fim do meu trabalho, se aprecebia que um deles não estava perfeito; que se fartava de rir quando eu desalmadamente chorava a vê-la matar os coelhos e as galinhas para o jantar; que lavava a roupa no tanque e a deixava a corar, quando nem se sonhava o que seriam máquinas de lavar; que tinha uma Mestra que a ia a casa ensinar porque no seu tempo as meninas não iam à escola. Que põe açucar na sopa, ouve diariamente as notícias e só nos últimos dez anos coleccionou partir um ombro, a cabeça e uma perna. Esta avó, que conserva uma admirável lucidez e uma impressionante força de viver, fez esta semana 97 anos. É uma avó rija de quem é um orgulho ser neta. Só faltam três para os 100!
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Tatuagens
Eu já fui mais fundamentalista quanto a este tema. E nem sequer vou dizer que nunca pensei nisso, até porque a ideia de vez em quando volta. Hoje em dia, acho apenas que é preciso pensar muito bem e se é para fazer, que seja algo original. Como esta semana surgiu este tema em conversa com amigos, deixo aqui estas imagens, ideias para os mais corajosos.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
O Carteiro
Manhã cedo segue a marcha sempre na mesma cadência
e lá vai de caixa em caixa metendo a correspondência
para uns são alegrias para outros tristezas são
o carteiro não tem culpa é a sua profissão
Chegou o carteiro das nove p'ras dez
a vizinha do lado de roupão enfiado
chegou-se à janela em bicos de pés
e logo gritou: "Traz carta p'ra mim?"
e o carteiro que é gago espera um bocado
e responde-lhe assim:
"Não não não não não
não não não trago nada
só só só só só
só trago o pacote da sua criada"
Chegou o carteiro...
E o sr. Roque desespera pelo vale que nunca vem
Chegou o carteiro...
E o sr. Roque desespera pelo vale que nunca vem
vai sentindo infelizmente como faz falta o vintém
para uns são alegrias para outros tristezas são
o carteiro não tem culpa é a sua profissão
Chegou o carteiro...
Chegou o carteiro...
Quando o carteiro se atrasa os protestos são em coro
as garotas ansiosas por notícias do namoro
para umas são alegrias para outras tristezas são
o carteiro não tem culpa é a sua profissão
Chegou o carteiro...
(Letra e música de Sérgio Godinho)
domingo, 17 de outubro de 2010
Turista na minha cidade
Passeio no eléctrico 28, o Miradouro da Graça, o rio Tejo sob um dia de sol radioso, e um café bem português. Não fosse esta a minha cidade, ia adorar ser turista em Lisboa.
sábado, 16 de outubro de 2010
O Segredo de Miguel Zuzarte
São Lourenço é uma aldeia perdida no Alentejo, onde o comboio é a única ligação ao mundo e à política da capital. No dia em a notícia da implantação da República chega à aldeia, o telegrafista, que é um monárquico convicto, decide esconder da vila a notícia que recebeu. Durante dias o povo estranha a ausência do comboio, e o telegrafista faz tudo para esconder a notícia não divulgada, até ao momento em que tudo se descobre, com as consequências mais imprevisíveis.
Baseado num romance de Mário Ventura, O Segredo de Miguel Zuzarte foi adpatado a televisão e passou no fim-de-semana passado na RTP. Para quem como eu não conseguiu ver, pode encontrá-lo no youtube e passar um momento divertido com uma soberba intrepretação de um elenco português.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Beijinhos ao primo
Encontrei esta foto por acaso, enquanto andava à procurava de outras fotografias. Fica aqui hoje, em homenagem aos 33 mineiros chilenos, que passaram sessenta e nove dias soterrados e que resgatados viram hoje novamente a luz do dia. Que sufoco!
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Boas notícias
Era bom não era? ;) Mas eu já ficava contente se não aumentassem outra vez o IVA mais dois pontinhos. É que isto está a custar muito a digerir...
domingo, 10 de outubro de 2010
sábado, 9 de outubro de 2010
Parabéns!
Parabéns Amiga! Há 25 anos que festejamos este dia juntas! Hoje é o dia do ano em que conheço mais pessoas a fazerem anos. Só na escola onde andei havia 5 anivestariantes a 9 de Outubro. E hoje descobri que John Lennon seria um deles.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Notícias - Internacional
O Brasil foi a votos para eleger o próximo Presidente da República, os deputados estaduais e federais.
O palhaço Tiririca (lembram-se do êxito Florentina?) foi o deputado mais votado do Brasil com mais de 1,3 milhões de votos. Mas já depois de eleito foi acusado de ser analfabeto e agora terá de fazer prova de que sabe ler e escrever para evitar a anulação da sua eleição. Pergunto-me como irão tirar esta dúvida: fazer-lhe um ditado, mandá-lo ler alto um excerto da Constituição brasileira? Mas com os escândalos financeiros que o Brasil enfrentou, o povo pode até achar que isso nem faz assim muita falta se ele for bom a fazer contas...
Isto podia ser surreal, não fosse o Brasil um país onde um operário e sindicalista chegou a Presidente da República e uma ex-prostituta é candidata ao Congresso nacional, com o slogan “Puta Deputada”. É a democracia no seu melhor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)