domingo, 31 de outubro de 2010

Como quem diz não me chateies...

"Pelos picos do ouriço!
Pelas barbas da baleia!
Pelas barbatanas do tubarão!
Pela tinta da lula!
Pela carapaça da tartaruga!
Pelas patas do caranguejo!
Pelas guelras da pescada!
Pela gordura do cachalote!
Pelas descargas das enguias!
Pelo rabo da raia!
Pelos bigodes da morça!
Pela dentuça da moura!
Levanta ferro e não me cortes a brisa!"

                                                    In História de uma gaivota e do gato
                                                    que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda

... com um certo polimento.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O porquê da Arte


"Se através dos tempos o Homem pensasse apenas na utilidade prática, hoje não seria um homem, seria um parafuso."
                                                              Vergílio Ferreira, in Aparição

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Já te disseram hoje?

(Imagem de Abby Sharp)

domingo, 24 de outubro de 2010

97

Foi a avó que me ensinou a costurar e me obrigava a desfazer todos os pontos quando, já quase no fim do meu trabalho, se aprecebia que um deles não estava perfeito; que se fartava de rir quando eu desalmadamente chorava a vê-la matar os coelhos e as galinhas para o jantar; que lavava a roupa no tanque e a deixava a corar, quando nem se sonhava o que seriam máquinas de lavar; que tinha uma Mestra que a ia a casa ensinar porque no seu tempo as meninas não iam à escola. Que põe açucar na sopa, ouve diariamente as notícias e só nos últimos dez anos coleccionou partir um ombro, a cabeça e uma perna. Esta avó, que conserva uma admirável lucidez e uma impressionante força de viver, fez esta semana 97 anos. É uma avó rija de quem é um orgulho ser neta. Só faltam três para os 100! 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tatuagens


Eu já fui mais fundamentalista quanto a este tema. E nem sequer vou dizer que nunca pensei nisso, até porque a ideia de vez em quando volta. Hoje em dia, acho apenas que é preciso pensar muito bem e se é para fazer, que seja algo original. Como esta semana surgiu este tema em conversa com amigos, deixo aqui estas imagens, ideias para os mais corajosos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Carteiro

Manhã cedo segue a marcha sempre na mesma cadência
e lá vai de caixa em caixa metendo a correspondência
para uns são alegrias para outros tristezas são
o carteiro não tem culpa é a sua profissão
Chegou o carteiro das nove p'ras dez
a vizinha do lado de roupão enfiado
chegou-se à janela em bicos de pés
e logo gritou:  "Traz carta p'ra mim?"
e o carteiro que é gago espera um bocado
e responde-lhe assim:
"Não não não não não
não não não trago nada
só só só só só
só trago o pacote da sua criada"
Chegou o carteiro... 
E o sr. Roque desespera pelo vale que nunca vem
vai sentindo infelizmente como faz falta o vintém
para uns são alegrias para outros tristezas são
o carteiro não tem culpa é a sua profissão
Chegou o carteiro...
Quando o carteiro se atrasa os protestos são em coro
as garotas ansiosas por notícias do namoro
para umas são alegrias para outras tristezas são
o carteiro não tem culpa é a sua profissão
Chegou o carteiro...

(Letra e música de Sérgio Godinho)

domingo, 17 de outubro de 2010

Turista na minha cidade

Passeio no eléctrico 28, o Miradouro da Graça, o rio Tejo sob um dia de sol radioso, e um café bem português. Não fosse esta a minha cidade, ia adorar ser turista em Lisboa.

sábado, 16 de outubro de 2010

O Segredo de Miguel Zuzarte

São Lourenço é uma aldeia perdida no Alentejo, onde o comboio é a única ligação ao mundo e à política da capital. No dia em a notícia da implantação da República chega à aldeia, o telegrafista, que é um monárquico convicto, decide esconder da vila a notícia que recebeu. Durante dias o povo estranha a ausência do comboio, e o telegrafista faz tudo para esconder a notícia não divulgada, até ao momento em que tudo se descobre, com as consequências mais imprevisíveis.
Baseado num romance de Mário Ventura, O Segredo de Miguel Zuzarte foi adpatado a televisão e passou no fim-de-semana passado na RTP. Para quem como eu não conseguiu ver, pode encontrá-lo no youtube e passar um momento divertido com uma soberba intrepretação de um elenco português.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Remember

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Beijinhos ao primo


Encontrei esta foto por acaso, enquanto andava à procurava de outras fotografias. Fica aqui hoje, em homenagem aos 33 mineiros chilenos, que passaram sessenta e nove dias soterrados e que resgatados viram hoje novamente a luz do dia. Que sufoco!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Boas notícias

Era bom não era? ;) Mas eu já ficava contente se não aumentassem outra vez o IVA mais dois pontinhos. É que isto está a custar muito a digerir...

domingo, 10 de outubro de 2010

O que é um momento?

sábado, 9 de outubro de 2010

Parabéns!

Parabéns Amiga! Há 25 anos que festejamos este dia juntas! Hoje é o dia do ano em que conheço mais pessoas a fazerem anos. Só na escola onde andei havia 5 anivestariantes a 9 de Outubro. E hoje descobri que John Lennon seria um deles.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Postal SOS


Um pedido de socorro para dias mais difíceis.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Notícias - Internacional

O Brasil foi a votos para eleger o próximo Presidente da República, os deputados estaduais e federais.
O palhaço Tiririca (lembram-se do êxito Florentina?) foi o deputado mais votado do Brasil com mais de 1,3 milhões de votos. Mas já depois de eleito foi acusado de ser analfabeto e agora terá de fazer prova de que sabe ler e escrever para evitar a anulação da sua eleição. Pergunto-me como irão tirar esta dúvida: fazer-lhe um ditado, mandá-lo ler alto um excerto da Constituição brasileira? Mas com os escândalos financeiros que o Brasil enfrentou, o povo pode até achar que isso nem faz assim muita falta se ele for bom a fazer contas...
Isto podia ser surreal, não fosse o Brasil um país onde um operário e sindicalista chegou a Presidente da República e uma ex-prostituta é candidata ao Congresso nacional, com o slogan “Puta Deputada”. É a democracia no seu melhor.

Notícias - Nacional

Ontem foi inaugurado em Lisboa o Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, que se pretende que seja um centro de excelência na investigação científica e no tratamento do cancro e das neurociências. A Fundação Champalimaud foi criada por vontade expressa em testamento de António de Sommer Champalimaud (1918-2004), um português visionário que deixou parte da sua fortuna para a criação de uma Fundação que viesse a desenvolver, apoiar e promover a ciência em Portugal. Para presidir à Fundação, nomeou Leonor Beleza, uma mulher admirável, que tem aqui o privilégio e a responsabilidade de deixar a obra de uma vida.
Este é um projecto que deve encher de orgulho qualquer português. E nestes tempos difíceis, até o nome do Centro - Centro de Investigação para o Desconhecido - nos deve servir de impulso: ousado e corajoso, a olhar para o futuro de frente, com responsabilidade e sem medo.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Amizar

Não vem no dicionário, mas podia perfeitamente ser uma palavra nova numa próxima edição. Conviver, partilhar, aproveitar ao máximo a companhia e a cumplicidade dos amigos, que tornam a vida tão doce e colorida. Foi hoje assim o dia, a ouvir bons conselhos e a fazer planos para o futuro.
Obrigada pelo almoço delicioso e pela conversa ainda melhor.

Faz hoje 100 anos!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

The Pianist - OST

Hoje é Dia Mundial da Música. E, bem a propósito neste blog, dia de sugestão de banda sonora.
O Pianista é um filme intenso e comovente, realizado por Roman Polanski, sobre a vida do pianista judeu Wladyslaw Szpilman e sobre como sobreviveu à invasão da Polónia no início da 2ª Guerra Mundial e à perseguição nazi. Uma brilhante intrepretação de Adrien Brody que lhe valeu o óscar de melhor actor principal. E a música que o acompanha só podia ser piano. 11 composições de Chopin para quem gosta de música clássica ou quer simplesmente educar o ouvido.